segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Rua Alcides Maria Netto


Alcides Maria Netto nasceu em 11 de Setembro de 1913, na cidade de Campinas, casado pai de dois filhos, morou na cidade por alguns anos e mudou-se para a cidade de Conchal SP, onde iniciou sua atividade profissional como Chefe Ferroviário na Estação Ferroviária Sorocabana.

Morou em outras cidades, até que em 1946 conheceu a cidade de Indaiatuba, onde se encantou pelo local e mudou-se em busca de realizar seus sonhos. 

Para poder sair do aluguel, comprou sua casa, seus filhos tiveram uma boa formação escolar, teve uma qualidade de vida muito boa, a que tanto procurou e esperava para sua vida e de sua família. 

Depois de tantas conquistas, aposentou-se e pode descansar tranquilamente, vindo a falecer em 05 de Setembro de 2011.

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Crédito do texto: Gabinete do vereador Antonio Sposito Júnior, em atribuição ao nome de Alcides Maria Netto a até então Rua 07, existente no "Jardim dos Colibris", através do Projeto de Lei 39 de 2014.


Mapa de R. Alcides Maria Netto - Jardim dos Colibris, Indaiatuba - SP





R. Alcides Maria Netto - Jardim dos Colibris, Indaiatuba - SP




1 - Plataformas
Pisos elevados construídos para facilitar o embarque dos passageiros e das cargas. As plataformas podiam apresentar estruturas de ferro que sustentavam coberturas. Elementos marcantes nas plataformas eram o sino e o relógio.
2 - Sede da Estação
Abrigava as funções de operação ferroviária e de serviços administrativos. Algumas estações contavam com serviço telegráfico.
3 - Caixas d’água
Podiam ser encontradas tanto na estação quanto ao longo do traçado da ferrovia. Sua função era abastecer de água as caldeiras das marias-fumaças.
4 - Profissionais da estação
O chefe da estação era a autoridade máxima do local, controlando a logística da estação. Seguiam como seus subordinados o bilheteiro, o pesador, o telegrafista, entre outros.

4 - Profissionais da do tremO guarda-freios do trem caminhava sobre os vagões acionando os freios, isso anteriormente ao sistema de frenagem à vácuo. O chefe-de-trem zelava pela ordem nos vagões e conferia os bilhetes dos passageiros. O condutor da locomotiva era o maquinista e o foguista era seu auxiliar que alimentava com lenha ou carvão a fornalha da caldeira.

6 - Outras construções
Estações maiores ou de entroncamento tinham ao seu redor uma série de prédios relacionados com a logística, com a manutenção e com a operação da ferrovia. Dentre eles podemos citar armazéns de carga, oficinas de manutenção, pátio de manobras, rotundas (abrigo para locomotivas), entre outros.
7 - Casas de turma
Eram casas que a Rede Ferroviária fornecia para os trabalhadores e suas famílias. As de alvenaria eram ocupadas pelos funcionários de cargos mais altos. As residências ficavam nas proximidades das estações, pois caso houvesse algum trabalho de emergência o funcionário era contatado imediatamente.


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Fonte da ilustração:

Reportagem: Leandro Luiz dos Santos e Diego Antonelli.
Parte 3: 

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