sábado, 25 de fevereiro de 2017

Museu Republicano de Itu - Semana do Dia Internacional da Mulher com Arte



Semana do Dia Internacional da Mulher com Arte
O Museu Republicano “Convenção de Itu” e o Museu Paulista da USP, em consonância com o escritório USP Mulheres, organizou a Semana do Dia Internacional da Mulher com Arte, com palestras e intervenções artísticas. As atividades irão acontecer no auditório do Museu Republicano e em outros espaços da cidade, organizadas por produtores culturais parceiros do museu.
Confira a programação:
Dia 08 de março:
Horário: 10h 
Palestra: Política Pública para as mulheres. 
Ministrante: Tatau Godinho é doutora em Ciências Sociais. Atuando desde os anos 1980 no movimento de mulheres, dedicou-se em particular ao trabalho feminista na área da política. Dirigiu a Coordenadoria Especial da Mulher da Prefeitura de São Paulo, entre 2001 e 2004; foi subsecretária de Programas e Ações Temáticas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do governo federal em 2005. Servidora pública efetiva, também atuou como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo; e é autora de trabalhos sobre distintos aspectos do feminismo e políticas públicas para as mulheres. Em 2011, assumiu inicialmente a assessoria especial da Ministra e, posteriormente, a Secretaria de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano "Convenção de Itu"/MP/USP. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.

Dia 09 de março:
Horário: 14h
Oficina: Colcha de retalhos e o feminino.
Ministrante: Morgana Ribeiro. É Artista Plástica formada em Educação Artística no CEUNSP, com especialização em Sócio-construtivismo na PUC-SP e Arte-educação pela UNICAMP. É professora de artes em escolas em Itu e no Cras Pipa, da Prefeitura Municipal de Itu.
Encontro artístico que tem como proposta trazer memórias, vivências e fazeres ligados ao universo feminino, através de diálogos e trocas de experiências.
Estaremos juntas para criar composições artísticas, utilizando materiais que remetem ao feminino: tecido, rendas, linhas, sianinhas, botões entre outros. Cada memória-retalho será parte de uma composição coletiva que formará uma colcha de retalhos, registrando as memórias e o encontro do grupo.
Local: Museu Republicano “Convenção de Itu”. Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.

Dia 10 de março:
Horário: 19h
Apresentação da Peça: Monta e Desmonta. 
Atriz e produtora: Camila Luiza.
Monta e Desmonta é uma performance/espetáculo composta por quatro personagens. Sem narrativa linear, este trabalho mostra quadros, fragmentos da vida de quatro mulheres. Em cena são trazidos estereótipos e questões do universo feminino.
A estrutura fragmentada do espetáculo é resultado da pesquisa da atriz, Camila Luiza (bacharel em Artes Cênicas, pela UEL) em seu trabalho de conclusão de curso. A partir de seus estudos sobre o feminino e das imagens criadas pela fotógrafa Cindy Sherman, onde a mesma se transforma em diversas mulheres, com ironia, humor e uma pitada de grotesco, ao representar estereótipos femininos. 
Local: Barracão Cultural. Rua Pedro de Paula Leite, 125, Centro (lateral da Associação Atlética Ituana).

Dia 11 de março: 
Horário: 14h 
Palestra: Os direitos das mulheres - Legislação trabalhista na Primeira República. 
Ministrante: Glaucia Fraccaro. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado (2008) e doutorado (2016) em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Coordenadora de Autonomia Econômica das Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Atualmente é professora no curso de História da PUCCAMP. 
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano "Convenção de Itu"/MP/USP. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.

Sarau “Tecendo arte” na antiga Fábrica São Pedro. 
Horário: das 17h às 21h
Finalizando a programação no sábado, dia 11, a partir das 17h, a antiga Fábrica São Pedro sedia o Sarau Tecendo Arte, organizado pela artista Élida Marques. Em conjunto acontece a mostra de artes visuais organizada pela fotógrafa Daniela Noronha. 
O evento conta com a participação e apoio de várias artistas e da União Negra Ituana e terá como tema: as lutas, direitos, artes e empoderamento das mulheres. 
Local: Fábrica São Pedro/ Itu. Rua Padre Bartolomeu Tadei, N°9, Itu/SP.

SERVIÇOS E INSCRIÇÕES PARA AS PALESTRAS:
Museu Republicano
Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
Rua Barão de Itaim, 67
Telefone: 55 11 4023 -0240, ramal 3, email: edu.mrci@usp.br , Serviço Educativo

Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano
Aberto de segunda-feira a domingo, das 8h às 17h.
Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP
Telefone: 55 11 4023 -0240, ramal 3, email: edu.mrci@usp.br , Serviço Educativo.

Atividades Gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana