sábado, 26 de novembro de 2016

ELEGIA EM MEMÓRIA DE FRANCISCA NADIR FERREIRA MENCK (CHIQUITA)

FRANCISCA NADIR FERREIRA MENCK (CHIQUITA)
PROFESSORA DE GEOGRAFIA
MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO DA FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA DE INDAIATUBA


Mensagem proferida pela professora MARTHA BARBOSA MARINHO durante as celebrações funerárias da Professora Chiquita.
Senhores e senhoras aqui presentes.
Família da professora FRANCISCA NADIR FERREIRA MENCK, a CHIQUITA.
Momento de dor, de despedida, mas também de memórias.
Eu sei que no pensamento de muitos aqui presentes, da família, dos amigos da infância e juventude surgem imagens da CHIQUITA: menina – jovem – profissional – professora de tantos… que aprenderam a respeitar a professora eficiente que lhes apresentasse o universo em todos os seus aspectos: físico, econômico, cultural a partir da realidade em que viviam.
CHIQUITA conduziu seus jovens alunos ao conhecimento da forma como viveu, com simplicidade e simpatia.
Indaiatubana da gema cumpriu seu papel até o fim: a vocação para a busca do conhecimento e a valorização das raízes culturais, históricas e porque não, ambientais da sua cidade.
CHIQUITA participou da FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA DE INDAIATUBA desde o seu surgimento em 1994. órgão da administração municipal indireta. Acompanhou as atividades iniciais da fundação que firmou-se como Instituição que tem como compromisso a preservação da memória do Município e do seu Patrimônio Histórico Cultural.
CHIQUITA encontrou no PRÓ-MEMÓRIA o seu lugar e como entusiasmo participou como voluntária, como os demais companheiros do Conselho Consultivo e Conselho Administrativo de um trabalho que foi cuidadosamente construído.
No início das atividades nas reuniões semanais para levantamento dos acervos particulares – documentos, fotos, CHIQUITA contribui com suas memórias, fotos, informação do seu acervo pessoal, auxiliando na identificação de fotos de décadas passadas de diversas origens.
Nos últimos anos participou da Comissão de formalização dos fundos. O trabalho consistia em localizar parentesou pessoas que doavam fundos para a Fundação e solicitar dos mesmos a assinatura dos bens de doação.
Mesmo com a saúde frágil, ela cumpriu a sua tarefa.
A participação da CHIQUITA foi preciosa para a Fundação e por isso estamos aqui homenageando a nossa companheira e trazendo a sua família a nossa palavra de consolo e esperança.
O profeta Jeremias fez uma declaração sublime: ‘quero trazer à memória o que me pode dar esperança’.
CHIQUITA como cristã teve uma vida frutífera. O salmista que escreveu o salmo primeiro diz no versículo três: ‘Pois será como árvore frondosa, junto a corrente de águas, que no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha, e tudo quanto ele faz será bem sucedido.’ 
CHIQUITA teve vida plena e por certo podemos afirmar por ela:

‘COMBATI O BOM COMBATE, ACABEI A CARREIRA E GUARDEI A FÉ!’

Deus os abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana