segunda-feira, 25 de abril de 2016

TCC (trabalho de conclusão de curso) de estudante de Arquitetura e Urbanismo da USP sobre Indaiatuba

A estudante de Arquitetura e Urbanismo da USP Priscilla Kakazu fez um TCC, que discute a questão das centralidades e da memória de Indaiatuba. 

Trata-se de um trabalho cientificamente criterioso e emocionalmente belo.

Veja especialmente como a pesquisadora trata o espaço onde funcionou a antiga fábrica Villanova.

Veja o link aqui: 
https://issuu.com/prikkzu/docs/_tgi2__contraponto





2 comentários:

  1. Eliana,

    Venho acompanhando os relatos em seu blog desde o ano retrasado e fico muito feliz com a divulgação de meus trabalho por aqui. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Priscilla, obrigada pelo gentil comentário que registra sua leitura em meu blog. A Google informa nesse momento que seu trabalho teve, até agora 392 visualizações com o tempo parametrizado de leitura. Isso mostra o que já sabemos: que há carência de trabalhos publicados sobre a história, memória e patrimônio de nossa cidade para um público sempre ávido dessas informações. Mais do que isso, mostra a qualidade do que você fez, um estudo técnico e sensível, apontando para uma realidade que muitos indaiatubanos gostariam que fosse viabilizada. Mas nossa cidade está, já há muito tempo, com características na contra-mão de sua proposta: com histórico voltado ao crescimento imobiliário caracterizado por espaços fechados, condomínios verticais e horizontais isolados por muros cercados e segurança pesada. Nada diferente do que outras cidades com nosso "PIB", onde as pessoas procuram se defender da violência advinda do crescimento urbano. Sinto que seu trabalho, embora com todas as qualidades, ficará registrado como "o que poderia ter sido" para as gerações futuras, pois, no local por ti estudado, logo essa realidade imobiliária plantará torres. Isso não é uma informação, é apenas uma intuição que advém desse cenário que eu narro. Por fim, parabéns pelo trabalho. Eu e muita pessoas gostamos muito. Que seu talento possa vir a interferir de verdade em novos espaços, produzindo a "sociedade que queremos", em vez da simplesmente "sociedade que temos."

      Excluir

Postagens mais visitadas na última semana