sexta-feira, 29 de abril de 2016

Museu da Água - inaugurado sábado, dia 30 de abril, em Indaiatuba

O Museu da Água, situado no município, foi inaugurado no  sábado, dia 30 de abril em cerimônia executada a  a partir das 10h, e a abertura para a visitação pelo público em geral terá início na próxima terça-feira, dia 3 de maio.


O espaço criado pela Prefeitura Municipal e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE), com o objetivo de despertar e incentivar o pensamento sustentável, conta a história da água em Indaiatuba em uma perspectiva global, em instalações modernas e interativas.

O Consórcio PCJ é um dos apoiadores institucionais do Museu da Água. A entidade forneceu material didático e de educação ambiental para ser distribuído aos visitantes do local, além de ter cooperado na concepção do acervo no qual os visitantes terão acesso a um panorama local e global da problemática da água.

Instalado na área da Represa do Cupini, primeira captação de água do município e que abastece a cidade desde 1937, o Museu conta com um prédio construído com arquitetura moderna e perfeitamente integrado à natureza. Com grandes áreas envidraçadas e fachada revestida em aço corten, que transmite uma aparência rústica à edificação, sua visão é um verdadeiro convite que desperta a curiosidade do visitante.

A visita tem início no auditório onde é apresentado o vídeo de acolhimento, que prepara o visitante para o que está por vir. Logo após são direcionados para a sala de exposição temporária denominada Caixa D´Água, onde são transmitidas importantes informações sobre a água em seus diversos estágios e tempo, levando o visitante a refletir como este elemento nos liga uns aos outros e ao planeta que habitamos. Por uma passarela panorâmica o visitante chega à Sala Histórica, onde há um acervo de peças e fotos que contam a história do abastecimento em Indaiatuba.

Fechando a visita, um passeio monitorado pela trilha que é cenário do Programa de Educação Ambiental “Na Trilha das Águas”, uma parceria entre o SAAE e a Secretaria Municipal de Educação, a experiência de caminhar pela mata, dá ao visitante a real ideia da importância de preservar a mata ciliar, e de todo o processo necessário para chegarmos a água potável. A mata é uma vitrine do funcionamento de todo o ecossistema necessário para a criação e manutenção de um manancial saudável.

Para o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, o Museu será um importante ponto turístico em Indaiatuba com potencial de atrair visitantes de várias partes das Bacias PCJ, do Brasil e do mundo. “O Consórcio PCJ tem sensibilizado os municípios da região sobre a necessidade de investimentos em Ecoturismo e Turismo Rural como forma de preservar os mananciais e, também, reascender a atividade econômica, tão abalada pelas crises hídrica, econômica e política, pelas quais passa o nosso país”, comentou durante visita teste realizada no mês de março.


Para Lahóz, o Museu da Água de Indaiatuba poderá ganhar a chancela de “Espaço Internacional Hidrico-Ambiental para Visitações”. Durante a inauguração, no último sábado, dia 30, o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), ele informou que credenciará o Museu para receber o reconhecimento na Assembleia Geral da Rede Internacional de Organizações de Bacias (RIOB), que reúne 170 países, bem como no Fórum Mundial da Água.

Segundo Lahóz, além de estar dentro do contexto das bacias, Indaiatuba tem infraestrutura hoteleira e está próxima a um aeroporto internacional, itens necessários para ser considerado internacional. “Gostaria que esse Museu fosse um espaço para a integração dos povos através da água”, finaliza.

Leia mais sobre a inauguração aqui: http://comandonoticia.com.br/museu-da-agua-de-indaiatuba-e-inaugurado/

O Museu irá funcionar de terça-feira a domingo e feriados, das 9h às 16h. Visitas monitoradas e em grupos ocorrerão de terça a sexta-feira com agendamento prévio que poderão ser feitos através do e-mail contato@museudaagua.sp.gov.br , ou pelo telefone (19) 3834-9433.

Serviço:
Evento: Inauguração Museu da Água
Data e Horário: 30/04/2016, às 10h
Local: Rua do Museu, 205, Bairro Barroca Funda, Indaiatuba (SP) 

Crédito das imagens: Nilson Gaspar e SAAE (páginas no Facebook)  By Giuliano Miranda (Divulgação)
































 

Imagens de vista aérea crédito para Eliandro Figueira (duas últimas fotos acima)

Funcionários que trabalharam na construção são os primeiros a levar família.
Crédito: site do SAAE (divulgação)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana