sábado, 28 de novembro de 2015

CAMPANHA DE RECOLHIMENTO DE DOCUMENTOS E OBJETOS SOBRE A HISTÓRIA DE INDAIATUBA

Você tem fotos, documentos, objetos sobre a história de Indaiatuba?



A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba (FPMI) foi criada como órgão da administração municipal indireta em 1994. Passados mais de 20 anos de sua criação orgulha-se de ter se firmado como uma instituição que tem como marca o compromisso com a preservação do patrimônio histórico e cultural, da memória e da divulgação da história de Indaiatuba. 

Por meio do Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho” e do Museu Municipal Casarão Pau Preto, a FPMI custodia a documentação referente à história do município. Em 09 de dezembro de 2015 Indaiatuba completa 185 anos de história e é reconhecida por ser uma cidade em pleno crescimento e desenvolvimento. Porém, sua história ainda possui algumas lacunas e é importante salientar que diversos grupos e personagens foram participantes desta história. Nesse sentido, a Fundação Pró-Memória inicia uma campanha de recolhimento de documentos e objetos que possam contribuir ainda mais para o entendimento da história da cidade e da participação dos mais diversificados grupos e atuações que nos auxiliarão na compreensão de sua formação histórica e cultural. Assim, os documentos e objetos a serem recolhidos nesta campanha no sentido de contribuir ainda mais com a história da cidade devem abarcar impreterivelmente as seguintes linhas: 

1. História da contribuição Afro-descendente em Indaiatuba 
2. História da contribuição Indígena em Indaiatuba. 
3. História da contribuição dos Migrantes e Imigrantes em Indaiatuba 


Serão aceitos textos, livros, fotografias, documentos audiovisuais, documentos que tratem de personagens (pessoas), fatos e locais, além de objetos que remetam ao conteúdo relacionado à participação desses grupos na história da cidade. 

Caso haja documentos relevantes que não possam ser doados em sua versão original, mas que atestem sua relevância histórica, estes poderão ser reproduzidos, via scanner ou fotografados, para comporem o acervo e a doação também poderá ser feita. 

A Campanha de Recolhimento de documentos e objetos relativos à História de Indaiatuba teve início em 20 de novembro de 2015 e irão até 31 de agosto de 2016. 

Haverá um Balanço Geral sobre a campanha a partir de novembro de 2016, que será divulgado no site da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba e resultará em uma exposição que será realizada no Museu Municipal Casarão Pau Preto. 

Leia mais sobre o assunto aqui.




Crédito da imagem: Facebook da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana