domingo, 28 de junho de 2015

Casarão é retratado por participantes da "Oficina do Patrimônio"

Neste sábado, dia 27 de junho de 2015 foi realizado, no Casarão Pau Preto, o primeiro dia de trabalhos da Oficina do Patrimônio organizada pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba em parceria com a Unicamp denominada "Educação, Patrimônio e Meio Ambiente" ministrada pelo Professor Doutorando André Graziano da Faculdade de Educação da Unicamp.

O objetivo desta oficina é apresentar conceitos básicos e históricos sobre o nascimento dos jardins e do paisagismo, com ênfase especial em sua formação, evolução formal e características, visando aplicações educacionais no ensino fundamental e médio. Para começar a cumprir este objetivo teórico, na manhã de hoje o professor Graziano começou a discorrer sobre a história de grandes jardins, desde o Éden bíblico, até os jardins de Burle Marx, passando por todos os jardins de destaque de grandes civilizações, inclusive as pré-colombinas, destacando estilos e profissionais considerados relevantes.

Em seguida, os participantes da oficina partiram para uma atividade prática no páteo no Casarão Pau Preto. O desafio era que cada participante gerasse um registro do local, a partir de uma planta, utilizando todos os seus sentidos possíveis. O objetivo era iniciar a percepção que cada um têm daquele local para buscar dar abertura à discussão de aspectos urbanísticos que permitam uma compreensão dos conceitos de espaço e paisagens urbanos. 

Pela qualidade dos registros gerados pelos participantes, tem-se a noção do quanto a sensibilidade de cada um foi aflorada pela condução da aula do professor, como também, pela exposição espontânea do talento e habilidades da grande maioria. Veja!
















































A oficina terá outras aulas práticas: no Jardim Botânico Plantarum em Nova Odessa, nos Parques Urbanos e Pinacoteca em São Paulo e no Parque Ecológico de Indaiatuba.

Participando de todas as atividades, os alunos, grande parte deles arquitetos e estudantes de arquitetura da CEUNSP, estarão capacitados para utilizar definições relativas ao espaço urbano, a paisagem e aos espaços livres de edificação, além de tópicos da história do paisagismo nacional e internacional até a contemporaneidade. A Oficina dará ainda, como parte do conteúdo, foco nos jardins botânicos como mantenedores de patrimônio sociocultural e de biodiversidade da humanidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana