quinta-feira, 31 de julho de 2014

Museu Municipal volta a abrir aos finais de semana e traz exposição sobre arqueologia da região

A Fundação Pró-Memória inicia a partir de quinta-feira (31), no Museu Municipal Casarão Pau Preto, a Exposição Temporária a Pré-história do Homem Brasileiro. 
Segundo o superintendente da fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, a exposição é uma parceria entre a instituição e o Museu Elizabeth Aytai de Monte Mor. “O acervo de Monte Mor tem um rico material arqueológico da região, inclusive peças de datação pré-cabralina que o Museu Municipal de Indaiatuba não tem, pois não existiu nenhuma escavação arqueológica do gênero na cidade”, relata. 
Gustavo afirma, ainda, que aquela iniciativa foi do então professor da PUCCAMP Desidério Aytai. “Situação que nos ajuda levantar a hipótese de que as peças encontradas lá fazem parte de grupos indígenas que povoaram também Indaiatuba”, acredita.
Segundo o superintendente, a exposição estará no Museu Municipal quando a oficina em parceria com a Unicamp estiver sendo realizada. “Fiz questão que a exposição estivesse no Museu quando fosse acontecer a oficina de “Arqueologia e Patrimônio”, que irá ocorrer no Casarão, entre os dias 16 e 23 de Agosto, atribuída pela Escola do Patrimônio, que é resultado de parceria entre Pró-Memória e Unicamp e que já está com as inscrições preenchidas”, finaliza.
NOVIDADE
Ainda em relação ao Museu Casarão Pau Preto, o superintendente anuncia que a partir do próximo sábado (2) passará abrir, também, aos finais de semana. Nos sábados das 9h às 17h e domingo das 13h às 17h. Segundo Gustavo, desde abril quando da reinauguração do Casarão, a Fundação estava organizando o Museu para receber o público, também, nos finais de semana. “Depois de alguns ajustes e organização do acervo nesse mês o Museu Municipal poderá ser visitado também aos sábados e domingos. A área do bosque continuará aberta nos finais de semana, somente fechando aos domingos a partir do meio dia.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
A Exposição “A Pré-História do Homem Brasileiro” com o acervo pertencente ao Museu Municipal Elizabeth Aytai traz, através da cultura material desde o homem pré-histórico até os indígenas, a riqueza da formação e ocupação na nossa região (Monte Mor, Indaiatuba, Laranjal Paulista dentre outras). O acervo passou a ser constituído a partir das pesquisas realizadas pelo Professor Desidério Aytai na região de Monte Mor. Hoje o Museu Municipal Elizabeth Aytai possui um rico acervo com mais de 9 mil peças.
Estarão expostas no Museu Casarão Pau Preto lascas de sílex, ossada de animais que serviam de alimento, cerâmica tupi-guarani e quadros explicando sobre esse período da ocupação humana.
A responsável pelo Museu de Monte Mor, a Zilda Rangel, foi quem realizou a curadoria e elegeu o acervo representativo para montar essa exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana