sexta-feira, 17 de maio de 2013

Fundação Pró-Memória apresenta catálogo de periódicos da hemeroteca

Até que enfim!
 
Sinto minha alma lavada.
 
Chegou o dia em que a Fundação Pró-Memória começa (apenas começa, pois há muito a ser feito ainda) a abrir o seu arquivo para o seu verdadeiro dono: o público.
 
Aquele público que tantas vezes foi lá e deu com a cara na porta e mandou inúmeros e-mail´s (todos eles guardados) para este blog, pedindo minha ajuda, que muitas vezes obviamente não pude dar.
 
Mas a satisfação não é só minha, como historiadora, cidadã, usuária do arquivo, pesquisadora e também Conselheira da Fundação, é de toda a equipe, que parte dela - a antiga - compartilha poder - só agora, executar esse trabalho que tem forma de "obtenção de conquista".
 
E parte dela - a nova - alegra-se por chegar e, EM TÃO POUCO TEMPO, conseguir fazer. Afinal, QUAL ERA A DIFICULDADE?
 
Pela satisfação de todos, tomo a liberdade de transcrever o texto deles, da equipe que merece o mérito e nossos "parabéns":
 
 

Catálago Hemeroteca


 CATÁLOGO DE PERIÓDICOS DA HEMEROTECA DO ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL “NILSON CARDOSO DE CARVALHO”
 
 
É com grande satisfação que a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, por meio do Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho” apresenta ao público o Catálogo de sua Hemeroteca.
 
Acumulada e preservada ao longo do tempo, a Hemeroteca é composta por mais de cem títulos de periódicos que circularam na cidade de Indaiatuba entre o início do século XX até os dias de hoje. Além de periódicos da região, o acervo conta, também, com publicações das principais capitais do país, contendo acontecimentos relevantes da história contemporânea brasileira.
 
Fontes privilegiadas para o pesquisador, os periódicos trazem as mais diversas possibilidades de análise da escrita da história, apresentando visões, opiniões e conceitos que demonstram suas influências, ideologias e posicionamentos de uma época.
 
Desse modo, o catálogo possibilitará o acesso às diversas informações relevantes das publicações como: estado de conservação, exemplares disponíveis, sua periodicidade e a descrição de conteúdos. Portanto, sua disponibilização objetiva facilitar a pesquisa, democratizando o acesso à informação e facilitando in locco a consulta do usuário ao conteúdo de nossa Hemeroteca.
 
Equipe de trabalho:
 
 Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus
Superintendente da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba
 
Thais Jeronimo Svicero
Diretora do Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”
 
Denise Aparecida Soares de Oliveira
Arquivista da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba
 
Rodrigo Félix Pereira
Funcionário da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba
 
Estagiários:
Cassiano Abílio Amaral dos Ramos
Luís Augusto Gomes Rodrigues
Mariane Caroline Cunha
Raquel de Souza
 
Conselho Administrativo da Fundação Pró-Memória
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana