terça-feira, 13 de setembro de 2011

Patrick do Dinossauros de Indaiá recebe moção do Legislativo através de Cebolinha

Na sessão da Câmara Municipal de Indaiatuba realizada na noite de ontem, segunda-feira - dia 12 de setembro, uma ação que vêm valorizando a História, Memória e Patrimônio de Indaiatuba recebeu reconhecimento dos nossos vereadores, através da aprovação da Moção feita pelo vereador Cebolinha (PDT).

A Moção foi para Patrick Ribeiro, que criou e é mantenedor do grupo virtual "Dinossauros de Indaiá", da plataforma do Facebook.

Inicialmente criado para reunir lembranças de seus amigos e de sua época de juventude, mais especificamente da década de 1980, pouco a pouco o grupo de Patrick foi reunindo indaiatubanos natos e adotados de várias gerações, que postam e comentam fotos de diferentes épocas, desde feitas no século XIX até fotos atuais do próprio grupo, que também começou a se unir fora da rede para eventos culturais e filantrópicos.

Fotografias são importantes documentos históricos. Há várias maneiras de os historiadores classificarem esses documentos, mas há praticamente uma unanimidade quando se trata de indicar a importância dos registros em imagens.  Antes da invenção da fotografia era comum quem um ou mais artista fosse convidado para celebrizar a coroação de um rei, a inauguração de um prédio importante e outros acontecimentos de destaque; e nessa prática percebe-se, muitas vezes, a tendência em estilizar ou idealizar um assunto. Essa "evocação" artística, algumas vezes feitas após (e muitos anos após) o evento, distancia-se da necessidade de se registrar a verdade histórica (ela existe, afinal?) e se aproxima muitas vezes de anacronismos. Um clássico exemplo é a imagem de Pedro Américo da Proclamação da Independência, com aquela imponência toda de D. Pedro em seu cavalo branco, quando é sabido que ele estava mesmo era numa mula e sofrendo um sério desconforto intestinal.

Mas com fotografias essa subjetividade desaparece, a não ser quando presente em quem a interpreta. E interpretações é um dos fatores que mais encantam os dinossauros que frequentam o grupo virtual em diferentes periodicidades. Todos tentam identificar as pessoas, a data, o evento. Muitas vezes isso é feito com muita precisão e certeza, em outras nem tanto, há apenas os que se arriscam a dar pistas ou palpites que por sua vez geram ou não outras memórias e assim por diante. Forma-se uma interação virtual onde muitos se divertem e aprendem e quem ganha com isso é a nossa Indaiatuba, que se vê retratada, comentada, defendida, enfim... amada.

Amada pois é em imagens e comentários pontuais que cada um se encontra e encontrando-se, cada dinossauro se reconhece como parte de um todo, desse todo que é a cidade que de repente descobrimos que amamos tanto. E a liderança desse dinamismo todo cabe principalmente ao criador e principal mantenedor, o paulistano que fez despertar em muitos esse amor adormecido: Patrick. A toda essa questão particular e ao mesmo tempo coletiva, soma-se a importância imensurável da formação do maior e creio o mais importante acervo iconográfico de nossa cidade. Fotos descartadas e esquecidas, muitas vezes condenadas ao esquecimento ou lixo  foram emergindo e retomando sua importância no âmbito das famílias e mais do que isso, no âmbito coletivo. Impagável isso, ainda mais quando compartilhado democrática e generosamente.

Muitos podem criticar essa iniciativa do Legislativo apontando a ação como fútil ou superficial. Estamos todos muito reativos à políticos por causa de sucessivos escândalos que envolvem a classe. Escandalizados e feridos, muitas vezes a gente generaliza e dá repúdio a ações de alguns como se todos fossem iguais. Creio que esse reconhecimento feito pelos nossos vereadores e viabilizado pelo vereador Cebolinha é uma das muitas excessões as quais temos que dar destaque. Com muita adequação, reconheceram a atitude de um cidadão que não é partidário e que soube tomar uma oportunidade para exercer sua cidadania, trazendo junto de sí muitos outros, que durante esse período de participação no grupo dinossauros, vêm valorizando cada vem mais nossa História, nossa Memória, nosso Patrimônio.

Parabéns Patrick pelo reconhecimento público à sua iniciativa e parabéns Cebolinha por ter tido a sensibilidade de reconhecer um trabalho que é cultural, social, histórico, de diversão e outros atributos que cada um dos dinossauros poderiam citar, com o fundo da sinceridade de seus corações. E feito espontânea e gratuitamente.

5 comentários:

  1. Essa me pegou de surpresa, estou realmente chocado. Agradeço, muito, o reconhecimento, e divido isto com todos que comigo participam e dividem os registros de suas vidas. De coração, espero que isto seja encarado da devida maneira. Continuo apartidário, mas sempre aberto ao diálogo. E continuo com meu intuito de valorizar nossa cidade e sua gente, de maneira isenta. Pelo amor que tenho a Indaiatuba, fico honrado com a homenagem. E isto jamais mudará uma vírgula na maneira que penso e nas atitudes que tenho. Meus valores, meu caráter, este nunca vai ser aberto a discussões. Obrigado pelas palavras, Eliana. Você também é parte do grupo seleto de pessoas que moldaram meu caráter. E te prometo, como promessa que tenho aqui comigo desde sempre - vou continuar no caminho da isenção e daquilo que eu achar correto. Nossa voz está sendo ouvida. E isto me dá mais orgulho do que qualquer homenagem. Juntos, somos fortes. Eu estou em evidência pelo grupo, mas podem ter certeza, eu estou em movimento PARA o grupo, sempre. O grupo dos que amam e lutam pelo bem de nossa cidade. Eu não seria nada sem o respaldo de vocês.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Eliana, pelo excelente artigo (aliás, como todos os que você escreve), que bem retrata o perfil do grupo.
    Patrick, parabéns pelo seu trabalho junto ao grupo, e pela sua resposta ao artigo, que me deixou emocionada.
    Ambos são motivo de orgulho para nossa cidade!

    ResponderExcluir
  3. PARABENS PATRICK !!!!
    E A ELIANA FALOU E DISSE !!!! CORRETÍSSIMA...GRATA POR NOS FAZER AMAR INDAIATUBA AINDA MAIS...

    ResponderExcluir
  4. PARABENS PATRICK !!!! A ELIANA FALOU E DISSE ... VC É ISSO E MUITO MAIS... GRATA POR ME FAZER VOLTAR A AMAR INDAIATUBA....

    ResponderExcluir
  5. Isso é apenas o começo, teremos ainda, muitas comemorações de grande valor, acreditem!Parabéns Cebolinha pela iniciativa e um grande abraço a todos os envolvidos!

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas na última semana