segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Maria Fumaça em Itaici (1) - a Locomotiva # 411 da Sorocabana


Imagem 1 - Locomotiva 411 da Sorocabana, estacionada em Itaici, em data não-definida.

Características:
Fabricante: Baldwin Locomotives Works
Procedência: Estados Unidos
Ano de fabricação:  1913
Número de série: 30605
Bitola: 1 metro
Configuração das rodas: ten-wheel 4-6-0
Diâmetro dos cilindros: 406 mm
Curso dos pistões: 508 mm
Comprimento: 16596 mm

Na década de 1950 ela estava em operação, prova disso é o desenho abaixo, feito em 1950, como parte de um Inventário das Locomotivas da Estrada de Ferro Sorocabana que estavam em operação.

Consta que em  30/06/1954 ela foi vendida para a E.F. Resende-Souzas.

A locomotiva não existe mais, infelizmente foi sucateada.

Imagem 2 -  Planta da Locomotiva 411 da Sorocabana com dados técnicos completos
(clique para ampliar)


Imagem 3 - Capa do relatório final do inventário das locomotivas em operação da
Estrada de Ferro Sorocabana no ano de 1950.


Imagem 4: A locomotiva #411, estacionada em Piracicaba (SP), sem data

.....oooooOooooo.....

 Colaboraram para este post:
Alex Leão
Denis W. Esteves
Eduardo Bento
Ernesto Almeida Paparelli
H. Wolff
Hélio Gazetta Filho da ABPF
Jorge Hereth
Tiago Garcia Amato
Wanderley Duck

..................................................................................................................

Pós-escrito

Esclarecimento sobre este post, feita pelo leitor Chico França Camargo Filho:


Boa tarde, Eliana.

Procurando alguma coisa sobre a Sorocabana na web, cheguei no seu blog, onde vi uma foto da máquina 411 e o seu maquinista.
Permito-me observar que a 411 está estacionada no pátio de manobras da estação da Sorocabana em Piracicaba (SP), anos 1930 e não como consta na legenda.
O maquinista é o Sr. Suzano Marques de Oliveira, meu padrinho de batismo. A foto foi tirada com o propósito de que uma cópia fosse levada para a igreja do Bom Jesus de Pirapora (São Paulo), como agradecimento pelo meu padrinho ter sobrevivido e se recuperado de ferimentos causados por um desastre ferroviário. Tenho a foto original em meus arquivos.
Uma outra foto mostrando ferroviários ao lado de uma composição também foi tirada em Piracicaba (SP), nos anos 1950. O funcionário em pé e de guarda-pó é meu padrasto Antonio Teixeira Poças, foto registrada um pouco antes de sua aposentadoria como mestre-de-maquinista. O ferroviário sentado na direita da foto, é o Sr. Orlando Pistolini, que trabalhava no depósito (oficina) da estação como mecânico. Os demais não consigo identificar. A via da foto que me pertencia foi entregue ao neto de meu padrasto. 
Mando-lhe uma foto tirada por volta de 1875, na antiga estação da EFS em Piracicaba, mostrando um grupo de ferroviários. Sentado, na primeira fila, á direita, de chapéu, está Luiz de França Camargo, meu avó paterno. 

2 comentários:

  1. A 411 está estacionada no pátio de manobras em Piracicaba (SP) e o maquinista Ee Suzano Marques de Oliveira, foi tirada nos anos 1930.

    ResponderExcluir
  2. A 411 está estacionada no pátio da estação de Piracicaba (SP); o maquinista é Suzano Marques de Oliveira; foi tirada nos anos 1930. Tenho a original.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas na última semana