quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mostra: Almeida Júnior no acervo de pinturas do Museu Republicano de Itu

[Clique na imagem para ampliar]



José Ferraz de Almeida Júnior nasceu em Itu em 1850. Em 1869, após receber ajuda financeira, coordenada pelo pároco da matriz de Itu, ingressou na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro.

Em 1875, já formado, retornou a Itu onde instalou seu ateliê. Neste mesmo ano, foi convidado pelo Imperador D. Pedro II para estudar na Europa. Em 1876, entrou na École dês Beaux-Arts de Paris, França.

Em 1882, Almeida Júnior voltou ao Brasil e instalou seu ateliê na cidade de São Paulo, onde passou a pintar quadros históricos e também retratos.

O pintor José Ferraz de Almeida Júnior produziu diversos retratos de membros das elites paulistas nas décadas finais do século 19, ligados à vida econômica e política da Província e depois Estado de São Paulo.

Era prática das elites paulistas do século 19 encomendarem retratos junto aos artistas como maneira de produzir distinção social. Esses retratos eram destinados a decorar repartições públicas e residências.

Nesta mostra, localizada no andar superior do edifício histórico, o público terá acesso a algumas das obras pintadas por José Ferraz de Almeida Júnior pertencentes aos acervos do Museu Republicano “Convenção de Itu”, e Museu Paulista da Universidade de São Paulo.


Período: 08/05 a 31/07 de 2010
Horário: 10hs às 16 hs, de terça a domingo.
Endereço: Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.


Colaborou: Ms. Aline Antunes Zanatta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana