terça-feira, 13 de outubro de 2009

Homenagem a todos os MESTRES na figura da professora Zezé

DIA DO PROFESSOR
Professora Maria José Zerbini Sannazzaro,
quando dava aulas na escola Helena de Campos Camargo
.. .
A indaiatubana Maria José Zerbini Sannazzaro é descendente de imigrantes que saíram de Cremona, na Itália, em direção ao Brasil. Seu pai veio com apenas 5 anos. Após trabalharem em Campinas, na fazenda Rio da Prata, seus ancestrais vieram para Itaici no ano de 1912, para trabalhar na Fazenda Taipas dos Jesuítas. Em 1918 adquiriram o Sítio Recreio, uma grande área entre Itaici e Indaiatuba, também chamada de Coloninha. Foi lá que seu pai José Zerbini casou-se com sua mãe Maria Montoanelli. Tiveram os filhos: Orlando, Hercília, Romeu (que foi prefeito), José Filho, Iria, Hormínio e a caçula Maria José.
.
A professora Zezé, como é carinhosamente chamada - formou-se no Colégio Nossa Senhora do Patrocínio em Itu no ano de 1955.

Foi professora substituta no Grupo Escolar Randolfo Moreira Fernandes, em Indaiatuba, no período de 21/02/56 à 10/05/57. Também como substituta, lecionou na Escola Municipal da Fazenda Vila Mariana, no município de Itu, no período de 17/04/57 à 31/07/60.


Em pé de cima pra baixo da Esquerda pra Direita: Zico Zerbini - Dalva Klinke - Alexandre Ueda
Sentados: Calu Sannazzaro - Zezé Zerbini - Romeu Zerbini - Linda Civolani Zerbini - Tereza Effore Zerbini
Em pé: minha avó Ada Sartor Capovilla - Elisabeth Zerbini (encostada na mureta)
Sentadas: Denizie J. Capovilla Zerbini - Lurdinha Zerbini - Bernadete Zerbini - Orlando Zerbini com o Mauro Zerbini no colo.
Maria Angela Zerbini (encostada na mureta) e Isabel Boselli (sentada na mureta)
Beto Zerbini (sentado na mureta) - Otavia Mantoanelli (sentada) - Lico Zerbini com a Marcia olhando pra trás - Helder Zerbini ou Jun Zerbini Ueda (deve ser ao lado da Marcia) - Carlos Romeu Zerbini (sentado).
Em pé: Milton Boselli e Iria Zerbini Boselli (Tica).
Maria Mantoanelli (de óculos) e José Zerbini (os matriarcas).
Em pé: Clélia Regina Boselli 


. Como outras tantas professoras da época, ao prestar concurso, ingressou em uma escola longe, no município de Guapiara, na Escola Mista da Fazenda Monjolada, onde lecionou de 01/08/60 à 12/03/61. Voltou para a Escola Mista da Fazenda Vila Mariana, Município de Itu, em 13/03/61(agora estadual), onde ficou até 25/04/63.

. Foi removida para o Grupo Escolar da Vila Industrial, que depois receberia o nome de Helena de Campos Camargo, em Indaiatuba, tomando posse em 26/04/63 e lá permanecendo até 27/02/70. Neste período, frequentou no Instituto de Educação Carlos Gomes, de Campinas o Curso de Administração Escolar e na Faculdade Metodista de Piracicaba o curso Superior de "Pedagogia".

. Despediu-se da escola Helena em 1969, quando casou-se com Carlos Adalberto de Camargo Sannazzaro e foi morar em São Paulo onde ele trabalhou por muitos anos do Laboratório de Análises Clínicas da USP.

. Lá, lecionou no Grupo Escolar Plinio Negrão de 28/02/70 à 17/09/70, quando foi convocada para a 8º Delegacia de Ensino Básico, posteriormente alterada para 14º Delegacia de ensino da Capital até 26/02/76, com funções de Auxiliar de Delegado de Ensino.

. Foi designada Diretora da Escola Estadual do Parque Fernanda que mais tarde tomou o nome de Beatriz de Quadros Leme e lá permaneceu no período de 27/06/76 até 11/02/79.

. Nomeada Diretora Efetiva da Escola Estadual Gertrudes Eder, tomou posse em 12/02/79 e em 03/05/79 fui designada Assistente de Planejamento da 34º Delegacia de Ensino de Itapecirica da Serra.

. Em 19/01/82 foi removida para Diretora da Escola Estadual Mario de Andrade, São Paulo, mas permaneceu em Itapecerica como Assistente de Planejamento.

. Foi várias vezes convocada pela CENP - Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas e pela COGESP - Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo.

. Prestando serviços à DRECAP 3, aposentou-se em 19/05/83.
.
Através da história dessa professora, faço uma homenagem para todos os mestres que já trabalharam e trabalham em nossa Indaiatuba.

2 comentários:

  1. Aproveito para parabenizar todos professores, mestres que com paciência e determinação nos ensinaram a caminhar firmes pelo mundo da ciência, dos conhecimentos, dos instrumentos necessários para viver, entender a natureza, compreender as ideologias, ser algo mais que carne e osso. Parabéns mestres!

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliana:

    Feliz dia dos professores. Que continuemos a caminhar, construindo novos caminhos, nesta odisséia marcante que é a educação em nosso país.

    Abraços
    Gentil

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas na última semana