sábado, 17 de outubro de 2009

De Kalafe

No texto Cinemas de Indaiatuba, escrito por Paulo Antonio Lui no livro "Um Olhar Sobre Indaiatuba", ele diz que "... Indaiatuba testemunhou a primeira projeção com som no Cine Teatro Guarani, da Empresa Kalafe, administratada por Nassib, Adib e Alexande."
Nassib Kalaf também era um dos três dentistas de nossa pequena Indaiatuba da década de 1930. Mas a família Kalafe não deixou sua marca registrada apenas na história cultural e artística de nossa cidade, com seu Cine Guarani.
Nassib também é pai da cantora De Kalafe, que nasceu em Ponta Grossa no Paraná e que não fez muito sucesso no Brasil, mas fez muito em outros países da América Latina, a ponto de ser citada, na década de 1980, como um das cantoras mais tocadas nas capitais dos países latinos pela United Press International. .. No livro de Ricardo Cravo Albim, De Kalafe figura como "a primeira cantora de protesto do Brasil". Na época, cantava e andava sempre descalsa, com um cabelão e batas brancas, em visual marcadamente hippie, reforçando seu temperamento de independência e protesto. . Foi nessa década de 1960 que gravou um disco com A Turma e fez relativo sucesso com as músicas Guerra e Mundo Quadrado. Declaradamente comunista e antimilitarista, após não se classificar em um dos festivais promovidos pela Record na década de 1960, mudou-se para o México onde alcançou o sucesso. .. Uma das músicas de maior sucesso de Denise De Kalafe é Señora, Señora, que você pode ver em dois vídeos abaixo, o primeiro, com a letra da música, o seguinte, com Denise.
.
Teria ela andado por nossa Indaiatuba quando criança?
.
(colaboraram: Wanderley Duck e Antonio Reginaldo Geiss)
..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana