quarta-feira, 1 de julho de 2009

Patrimônio Cultural: Entenda e Preserve

.
. A cultura de um povo é algo vivo, marcado pelas relações sociais e em constante mutação. Manifesta-se sob diferentes aspectos, simbólicos e materiais, e revela a essência de uma sociedade: suas características, contradições e valores.

Faz-se no dia-a-dia.

Consolida-se se e transforma-se ao longo do tempo e das gerações.
A herança que fica constitui seu patrimônio cultural. Parte importante de sua identidade, o patrimônio cultural permite compreender o passado e a dinâmica de uma sociedade.
Conhecê-lo é, portanto, instrumento fundamental para a ação dos diversos grupos sociais, bem como para o planejamento urbano e a elaboração de políticas públicas. Para isso, é preciso promovê-lo e preservá-lo. A consciência a respeito da preservação do patrimônio cultural ainda é recente no Brasil, mas vem crescendo com a implantação de órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN e o CONDEPHAAT.

A atuação desses órgãos, cada vez mais, interfere na dinâmica urbana e na vida do cidadão. Surge, assim, a necessidade de estabelecermos um diálogo franco e aberto com a população, nosso aliado mais importante tanto no reconhecimento quanto na preservação dos bens culturais.

.
.
Esse texto é parte da apresentação da cartilha feita pela prefeitura de Campinas sobre Patrimônio Cultural. A cartilha é destinada "ao cidadão comum, aos estudantes, professores e não-especialistas", e tem como objetivo "introduzir conceitos básicos, solucionar dúvidas freqüentes e, principalmente, desfazer os mitos e distâncias que os afastam da discussão sobre o patrimônio".
.
.
A prefeitura de Campinas entende que "difundir a informação sobre os bens culturais, como ocorrem os processos de tombamento e suas conseqüências, é um caminho para uma relação cada vez mais próxima e transparente com a sociedade".
.
.
Como todos nós somos co-responsáveis por defender e preservar nossa herança cultural, é importante conhecermos todos os conceitos e definições relacionados à essa defesa e preservação para que possamos cobrar e colaborar na aplicação de políticas públicas.
.
.
Conheça mais sobre o assunto, lendo a cartilha:
.
.
Confira abaixo o folheto paraTODOS do Patrimônio Cultural de Campinas

Clique aqui para saber como imprimir seu folheto
paraTODOS 02 - Largo e Capela de Santa Cruz (15/07/09) paraTODOS 01 - Catedral Metropolitana (01/07/09)


Mais sobre educação patrimonial aqui:
http://www.unifil.br/portal/arquivos/publicacoes/Livro_Educacao_Patrimonial.pdf


.

.


Um comentário:

  1. Eliana, sou o responsável pela pesquisa e o texto do folheto paraTODOS, e fico muito feliz com a divulgação que você está fazendo.

    Parabéns pelo blog!

    Valdir

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas na última semana