BEM-VINDO AO BLOG DE ELIANA BELO
Arquivo virtual de História, Memória e Patrimônio de Indaiatuba (SP) e região.*

Este blog só é viável com o auxílio de vários colaboradores; seja um também, divulgando seu (s) texto (s) ou imagem (ns).

CITE A FONTE ao fazer uso de textos ou imagens publicados neste blog; grande parte do material foi cedido generosamente por colaboradores.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Estações Ferroviárias - Mesmo projeto?

Estação Ferroviária de Indaiatuba
Foto cedida por Antonio da Cunha Penna/sem data

Estação Ferroviária de PIAPARA
Acervo pessoal de Wanderley Duck - sem data


Estação Ferroviária de PIAPARA
Imagem de abril de 2002- Adriano Martins

Estação Ferroviária de ANGATUBA
Imagem de 13/05/1998 - Ralph M. Giesbrecht



Estação Ferroviária de VITORIANA - município de BOTUCATU
Imagem de abril de 2002- Adriano Martins


Estação Ferroviária de VITORIANA - município de BOTUCATU
Imagem de julho de 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

.
.CLONES


A estação ferroviária de Piapara antigamente chamava Alambari e fica no município de Anhembi, no estado de São Paulo. Pertenceu a linha -tronco original da Estrada de Ferro Sorocabana e ficava no km 257,510. Foi inaugurada no dia 03 de maio de 1888, quando começou o embarque e desembarque de passageiros. Mas o prédio que esta na foto foi inaugurado em 1911, no mesmo ano em que foi inaugurado o prédio da estação de Indaiatuba.
A estação ferroviária de Angatuba também pertenceu a Estrada de Ferro Sorocabana, mais especificamente ao ramal de Itararé - km 244,412. Foi inaugurada no dia 1. de maio de 1913, mas desde 1911 (quando foi inaugurada a estação de Indaiatuba), já embarcava e desembarcava passageiros.


A estação de Vitoriana (antiga Vitória), no município de Botucatu, também pertencia à Sorocabana, e ficava no tronco original, no km 279,050. Foi inaugurada no dia 20.06.1888, mas o prédio atual, que é visto nas imagens, foi contruído em 1911, também no mesmo ano em que foi inaugurada a estação de Indaiatuba. Não possuia (não possui) a parte central como dos demais prédios.

.A estação de Luiz Pinto, no município de Ipaussu, também possuia as mesmas linhas arquitetônicas de Indaiatuba, Piapara, Angatuba e Vitoriana. Luiz Pinto pertencia à linha tronco da Estrada de Ferro Sorocabana, mais exatamente ao km 462,606. Foi inaugurada no dia 1. de março de 1913, mas já embarcava e desembarcava passageiros antes dessa data. Nas imagens abaixo - pertencentes à antigos relatórios da Fepasa (de 1986) dá para visualizar parte dessas linhas:




A estação Bom Jardim, do município de Agudos, no ramal de Bauru - km 384,153, começou a embarcar e desembarcar passageiros em 1903. O prédio foi construído também em 1911, na data de inauguração da estação ferroviária de Indaiatuba, com os mesmos traços arquitetônicos. Infelizmente esse prédio já foi demolido. Buáá.
.
Na estação de Itararé, também pertencente a Estrada de Ferro Sorocabana, as minhas linhas arquitetônicas podem ser reconhecidas, embora sendo uma construção maior. Pertenceu ao ramal de Itararé - km 408,072 e foi inaugurada no dia 1. de abril de 1909. No entanto, o prédio atual, o mesmo que está na belíssima foto abaixo, foi terminado em 1912.


Imagem da Estação Ferroviária de Itararé em 1932 (Revolução Constitucionalista)
Foto original de Marcelo Tállamo

Imagem da Estação de Itararé em 1932 - Acervo de Wanderley Duck








As quatro últimas imagens foram feitas em 2010 por José Fernando Bacelar.

......oooooOooooo.....

.
Com a colaboração de:
Adriano Martins, Coaraci Oliveira Paes de Camargo, Fernando da Silva Rodrigues, Ralph M. Giesbrecht e Wanderley Duck
..


Outras imagens da Estação ferroviária de Indaiatuba, cedida por Rose Tavares, originalmente publicadas
no grupo virtual "Dinossauros de Indaiá"


Um comentário:

  1. Prezada Eliana,

    Parabéns pela iniciativa de pesquisar a tipologia da estação de Indaiatuba.
    Acho que você fez uma coisa muito interessante no sentido de esclarecer como as estações eram planejadas e construídas.
    Como arquiteto que já trabalhou muito tempo com ferrovias posso dizer que todas as estações mostradas seguem um mesmo padrão, provavelmente por serem todas de mesmo porte.
    A Sorocabana, como as demais ferrovias, tinha equipes que executavam a maior parte de seus edifícios seguindo referências pré-estabelecidas.
    Um levantamento como esse que você fez é bastante importante. Mais uma vez parabéns.
    abraços

    Antonio Soukef Jr

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS MAIS PROCURADAS - Última semana

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

.

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação
Ave silvestre foi domesticada e atualmente voa livremente pela cidade, pousando em logradouros públicos, tornando-se conhecida e querida pelos indaiatubanos. Ajude a preservar!

SEGUIDORES

Quantas pessoas precisam receber um órgão doado?

VISITANTES NO ÚLTIMO ANO