sexta-feira, 3 de julho de 2009

AEEI e o Concurso Cultural "AFRICANIDADE"

.
A AEEI - Associação das Entidades Étnicas de Indaiatuba, que promoverá a XII FENUI - Festa das Nações Unidas de Indaiatuba (http://www.fenui.com.br/) nos dias 10, 11 e 12 de julho no Pavilhão da Viber, em Indaiatuba, promoveu este ano um concurso cultural com o tema "AFRICANIDADE NO BRASIL".

Com o concurso, o evento ultrapassou o limites da reconhecida festa gastronômica e folclórica já tão queria e prestigiada pela nossa Indaiatuba e foi para os bancos escolares.

Dessa forma, a FUNUI, que visa compartilhar e preservar experiências étnicas com o objetivo de somar e agregar maior valor cultural ao cidadão Indaiatubano e regional, prestou um grande serviço a favor do esforço de transformar não só a escola, mas toda a sociedade - de um espaço onde as injustiças e os preconceitos são confirmados e perpetuados - em um espaço onde tais valores são debatidos e combatidos. .

Desde há muito tempo que diversos movimentos e associações de negros vêm denunciando o preconceito e as discriminações no Brasil e lutando por melhores condições de vida. Porém, ultimamente, têm sido também frequentes nesses movimentos a valorização da cultura de origem africana. Conhecer, divulgar, valorizar a cultura africana é uma das formas para combater as injustiças através da erradicação do preconceito e da discriminação. . Já passou da hora de assumirmos nossas diferenças individuais - nossas e dos outros -, de abolirmos a atitude discriminatória que gera a intolerância - implícita ou explícita - pelas marcas diferenciadoras dos grupos minoritários. (Minoritários?). . Parabéns para o pessoal da AEEI, para a Secretaria da Educação que abraçou e aplicou a iniciativa e aos professores, que incentivaram o envolvimento dos educandos. Atitudes como esta é uma vitória na grande batalha contra a discriminação, é uma esperança na prática da justiça. .

É assentar um tijolinho na construção e fortalecimento de um mundo onde marcas exteriores dos homens não sejam jamais índices de determinação de inferioridade ou causa de desdém. .
VeVeja alguns dos trabalhos premiados:
Desenho de ADINAILTON SOARES DE OLIVEIRA JUNIOR
2.ano B
Professora Daniela Dal Bó Correia
EMEB "Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro"
.
.
. Desenho de DIOGO NATAN FLORES DE SOUZA 2.ano A
Professora Rita Maciel Ribeiro
EMEB "Profa. Maria Benedicta Guimarães"
.
...
.
Desenho de ANA CAROLINE REZENDE
2.ano B
Professora Maria Lúcia Violardi
EMEB "Prof. Antônio luiz Balaminuti"
.
.
.
Desenho de GUILHERME BARBOSA GASPAR
2.ano C Professora Fabiana Burck EMEB "Profa. Patrocínia Robles Provenza"
.
.
.

Desenho de SABRINA AYUMI ARITA DA SILVA
1.ano B
Professora Anália Maria Jesus Ribeiro Belarmino
EMEB "Profa. Maria Benedicta Guimarães"
.
.
.
Desenho de FERNANDA MACHADO DA SILVA
1.ano B Professora Maria José dos Santos Vieira EMEB do Complexo Educacional "Prof. Nízio Vieira" - Unidade Fundamental . . . Desenho de MARIA VERONICA FERREIRA 1.ano A Professora Marinalva Santos Souza EMEB do Complexo Educacional "Prof. Nízio Vieira" - Unidade Fundamental . . . .....oooooOooooo..... . . Colaborou: Maurício Zagui . . Leia mais: http://www.fenui.com.br/ .
.
.
Ainda sobre africanidade:
A UNICAMP abriu processo seletivo sumário para contratação temporária de um professor doutor, nível MS-3, em RDIDP, na área de estudos africanos, discilina HH-590 "História da África". A seleção será feita entre os dias 20 e 24 de agosto de 2009, por uma banca examinadora nomeada pelo Departamento de História do IFCH/UNICAMP, que procederá à análise dos documentos submetidos por cada candidato e, em caso de empate, poderá chamar candidatos para entrevista ou para prestar mais esclarecimentos no período de 25 a 28 de agosto de 2009.
O resultado final estará disponível na home page do Instituto, http://www.ifch.unicamp.br/, a partir de 31 de agosto de 2009, no mais tardar.
O período de inscrições para o processo seletivo sumário será de 06 de julho a 14 de agosto de 2009, encerrando-se no dito 14 de agosto às 17:00hs, data e horário limite para que os documentos exigidos para a inscrição sejam recebidos na UNICAMP.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana