domingo, 28 de junho de 2009

PARQUE ECOLÓGICO DE INDAIATUBA

.BREVE HISTÓRIA DO PARQUE ECOLÓGICO
.
O local onde está o Parque Ecológico atualmente, era uma faixa que ficava entre (e muito próxima) do centro urbano e o que era a zona rural de nossa cidade, com um extenso limite com a Fazenda Santa Dulce (mais conhecida como Fazenda do Pau-Preto). 

O local era conhecido como Fundo do Vale, uma região banhada pelo Córrego do Barnabé.

.Com a expansão urbana, o Fundo do Vale passou a ser um problema para o município. Lixo e esgoto iam parar ali e muito rapidamente práticas predatórias destruíram a vegetação ribeirinha nativa. Inundações sucessivas demonstravam-se cada vez mais insalubres para a população que rapidamente foi construindo suas casas nos arredores daquele "pântano".


.
Além desses fatores, o Fundo do Vale passou a ser um obstáculo intransponível entre o norte já desenvolvido da cidade e o sul mais carente, rapidamente povoado após o loteamento que deu origem ao Jardim Morada do Sol.
.
Foi no final da década de 1980 e início da década de 1990 - no governo de Clain Ferrari - que ficou pronta a primeira parte das obras de drenagem das áreas alagadiças, a despoluição (parcial) do Córrego do Barnabé e a criação de lagos através de barragens. 

Foram instalados quilômetros de coletores de esgotos nas duas margens do córrego Barnabé, que passaram a conduzir todo o esgoto até a lagoa de tratamento, situada perto da rodovia. 

Creio ter sido a maior obra de saneamento básico da história de Indaiatuba. O mal cheiro foi erradicado e assim nasceu o Parque Ecológico Presidente Collor, que mais tarde, por motivos óbvios, mudou de nome.
.
Imagem usada no governo Clain Ferrari


.Sua principal qualidade é ser um agente de integração social urbana que conseguiu aproximar os extremos norte e sul, facilitando o desenvolvimento desta segunda região, que paulatinamente foi sendo pavimentada e ligada através de várias alças à via expressa do Parque, que recebeu o nome de Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, um sistema viário composto, na verdade, por duas vias expressas perimetrais..
.
Na época do início das obras, uma grande ciclovia foi planejada, com o objetivo de atender uma realidade indiscutível na época: o grande número de trabalhadores de baixa renda que usavam a bicicleta como meio de transporte.
.
Também nesta época, segundo o planejamento divulgado pela administração do então prefeito Clain Ferrari, o parque não seria "cortado" por outras vias. Seria um extenso eixo de aproximadamente 10 quilômetros lineares com uma área de aproximadamente 2 milhões de metros quadrados com: 12 centros comunitários, viveiro de pássaros (na época isso era "ecológico"), restaurante, museu, pátio de esculturas, centro de exposição de flores, centro administrativo com fórum, câmara e paço municipal, barcos, pedalinhos, teatro de arena, lanchonete e a já citada ciclovia em todo o contorno.
. .
.
O programa efetivamente praticado integrou sim, as áreas da cidade.

Drenou e saneou.

E embora tenha sido um enorme esforço de urbanização, não preservou e até agora pouco enriqueceu a flora e a fauna dessas áreas, não instituiu hortos de destaque, não estabeleceu a harmonia da natureza e nem tão pouco disciplinou o crescimento em seu entorno.

Uma pena.

E mesmo assim a gente gosta dele. 

Ama.

..



Parque Ecológico na época em que estava sendo aterrado.
Imagem original de Percival Hamilton Nunes (acervo pessoal)



Parque Ecológico - 1993






Família Miguel - década de 1970
Casa de Francisco Miguel, nas mangueiras de frente a prefeitura, onde hoje é uma área de lazer.
Aparece ao fundo a linha do trem, onde hoje é a pista de bicicross. Após a linha do trem, é onde hoje está o Parque Mall e o Supermercado Sonda!
(acervo familiar de Luiz Carlos Fritz, originalmente publicada do grupo Dinossauros de Indaiá).



Construção do Parque Ecológico imagem do Arquivo Público da Fundação Pró-Memória



.
.
Construção do Parque Ecológico imagem do Arquivo Público da Fundação Pró-Memória


Cartão Postal - crédito: Silva & Penna
Vista Aérea do Parque Ecológico
Década de 1990




.....oooooOooooo.....





Imagens abaixo crédito: http://www.forumdaconstrucao.com.br



O arquiteto Ruy Othake, contratado para concepção do parque, decidiu pela criação de uma área onde a natureza fosse privilegiada e o entorno preservado, aproveitando a topografia da área. 

Optou-se então pela construção de uma série de barragens de acumulação em gabiões para a formação de lagos que permitissem a integração ambiental e realçassem arquitetonicamente a área de talvegue escolhida. Complementarmente, foram propostas contenções de margem, também em gabiões, o que permitiu, além da harmonia estética, a correta regularização hidráulica esperada.

Indaiatuba, cidade com mais de 200.000 habitantes, no interior do São de são Paulo, necessitava de um local público para lazer da população. Surgiu então a ideia de se criar um parque no perímetro urbano da cidade e essa ideia pôde ser colocada em prática com o aproveitamento de uma área de Talvegue próxima à cidade.









Data: 1991 

Ficha Técnica 
Nome do cliente: PREFEITURA MUNICIPAL DE INDAIATUBA 
Construtor: CONSTRUTORA LIX DA CUNHA 
Projeto e consultoria: RUY OTHAKE 
Produtos usados: Gabiões caixa, Gabiões saco, Colchões Reno® e Geotextil Mactex®: 2.205 m3 Gabiões Caixa Galfan + PVC 
1.200 m2 Colchões Reno® H = 0,17 m Galfan + PVC 
930 m3 de Gabiões Saco Galfan + PVC 
2.070 m2 de Geotêxtil MacTex® 
Data da obra: Construção:1991 
Término:1991 
Fonte: Maccaferri / Data 22/08/2005 

2 comentários:

  1. Prezada Eliana,

    Por acaso encontrei seu blog e nele um artigo, de 2009, sobre o Parque Ecológico. Procurava eu informação sobre a área ocupada pelo parque. Seu artigo menciona 2 milhões de metros quadrados, enquanto a cidade de Santos se orgulha de possuir um parque praiano de 5km com 200 mil metros quadrados, um décimo da área do nosso parque, que já tem pelo menos 8 km de extensão.

    Como Indaiatubano recente (12 anos), apreciei as informações históricas do parque.

    Entretanto, usuário do parque, entendo que o artigo merece uma reavaliação. Caminho e pedalo por lá cotidianamente sem aborrecimentos, é um lugar prazeroso. Até a pista de caminhada foi movida mais para dentro do parque e em grande parte dela não se ouve ruído dos carros. Mesmo assim, alguns caminhantes preferem caminhar na ciclovia, cujo piso é de pior qualidade.

    Os lagos já não exalam mau cheiro (no seu artigo você grafou incorretamente "mal cheiro").

    Aves de várias espécies, além das mais visíveis garças e patos, povoam o parque, onde árvores frutíferas foram plantadas (adoro as calaburas e sempre que posso alcançar pego uma).

    Famílias ocupam o parque nos fins de semana e área que o povo ocupa, marginal abandona. Durante a semana julgo ver um ou outro fumante ilegal, sempre discretos.

    Concordo que o termo "ecológico" não foi corretamente aplicado, mas afinal, com o escasseamento das áreas de mata, o parque tem sido refúgio de pequenos animais silvestres, notadamente as aves, e talvez algo ecológico resulte daí!
    Muitas árvores foram plantadas, apesar de não serem exatamente nativas e ainda não terem completado seu crescimento.

    Por fim, julgo oportuno dizer que não tenho laços especiais com a cidade (já morei em 6 cidades diferentes na minha vida) e nenhum tipo de envolvimento com o poder e/ou a política locais, o que coloca meus comentários fora desse contexto e o encaixa unicamente no de cidadão atento.

    Atenciosamente,

    José Luiz Peron

    ResponderExcluir
  2. ola... fui visitar a cidade.. e fui caminhar pelo parque ecologico que, me desculpe assim dizer, mais realmente a agua esta grande parte contaminada e as erosoes as margens sao visiveis. porem, ainda tem gente boa no mundo!!! percebi muitas arvoes plantadas recentemente que se, cada morador da cidade tivesse essa conscientizacao de plantar uma arvore, daqui a alguns anos toda a margem estaria envolta de arvores!!! mais vim com uma curiosidade, ja que foi mencionado as aves, observei uma ave estranha, que pelo que soube, tem habitos noturnos..não sei descreve-la direito.. mais alguem tem alguma informacao sobre esse animal?? fiquei curiosa..

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas na última semana