segunda-feira, 9 de março de 2009

Dica de Leitura (1): MALUNGO - Identidade entre os Cativos





"Meu interesse pelo tema "escravidão" se prende, de um lado,
a uma grande paixão pela História do Brasil, principalmente os períodos colonial e imperial e,
de outro lado, aos vínculos de família:
sendo negro, sempre estive atento a tudo que dissesse respeito à África e,
como se isso não bastasse,
fui criado no seio de uma família
que não deixou morrer a história de nossos antepassados."






É assim que o professor de História Aparecido Messias Paula Leite de Barros, o Cido, refere-se ao seu livro Malungo- Identidade entre os Cativos, uma publicação conjunta entre a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba e a Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba, feita em 2000.

Trata-se de um livro com 55 páginas, totalmente ilustrado por Marco Antônio Zanoti, aluno do professor Cido na ocasião da preparação dos originais.

O texto foi elaborado, basicamente, com relatos orais passados de geração para geração na família de Cido e conta a história de duas escravas que viveram em Indaiatuba: Felícia e Clemência, que estão na capa do livro postada acima.

Para educadores que irão trabalhar o tema neste ano letivo, o livro pode ser uma referência para ligar a micro-história de Indaiatuba com a macro-história da Escravidão no Brasil .

Usando uma referência de nossa cidade nas aulas, não se perde nossa história do todo, lembrando sempre aos estudantes que também estivemos inseridos nesse período da História do Brasil, não sendo uma cidade desprovida de vínculos.




-----oooooOooooo-----


1) Poucos textos temos sobre a escravidão em Indaiatuba, mas se você quer saber mais, leia também o texto do pesquisador Nilson Cardoso de Carvalho, "Escravos e Escravidão em Indaiatuba" postado no site da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana