segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Instrução Pública em Indaiatuba - TESE

Em 2007, a historiadora, arquivista e professora Silvane Rodrigues Leite Alves obteve título de Mestre em Educação apresentando uma dissertação sobre a instrução pública em Indaiatuba na Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Seu trabalho "A Instituição Pública em Indaiatuba - 1854-1930" tem como foco contar a história da escola pública, mais especificamente o processo de estruturação da instrução pública em nossa cidade.

Sua pesquisa teve início com o primeiro registro de existência de um professor de primeiras letras na então Vila de Indaiatuba, no ano de 1854 e prolonga-se até o fim da República Velha, em 1930. Ao ler a tese, temos a oportunidade rara - ou melhor a primeira - de conhecer uma narrativa sobre a história de Indaiatuba feita por uma historiadora, para defender uma tese.

A pesquisadora investiga fontes primárias e secundárias, ilustra a dissertação com imagens interessantes e apresenta tabelas em um texto que não se prende apenas à história da educação, mas também apresenta o contexto histórico de uma Indaiatuba desde a época em que era uma vila de Itu.
Silvane é mineira de nascimento (Corinto-MG, 1969), indaiatubana de coração (onde mora desde 1981).

É casada e mãe de dois filhos: João Pedro, 12 anos, e Fábio Henrique, 8 anos. Estudou no Randolfo e no Dom José. Licenciada em História (PUCCAMP, 1991) e Pedagogia (UNAR, 2009), com Mestrado em Educação - Área de História, Filosofia e Educação (UNICAMP, 2007). Lecionou na EE Profª Helena de Campos, EE Prof. Geraldo Enéas, Colégio Equipe, COC e Colégio Barão de Mauá. Trabalhou na Fundação Pró-Memória de Indaiatuba/ Arquivo Público Municipal, de 1994 a 2003. Desde 2003, trabalha na Secretaria de Educação de Indaiatuba.

Atualmente, é responsável pela gestão administrativa de duas creches conveniadas com a Prefeitura, através da ANAI - Associação Nazarena Assistencial e também é Tutora da FACINTER (EAD) na graduação em Pedagogia.

Para ler a tese completa, acesse: http://elianabelo.pbwiki.com/f/tese%20completa.pdf

A obra aguarda patrocínio para publicação.

Se sua empresa tiver interesse (Lei Rouanet), contate: silvaneleite@ig.com.br

O arquivo eletrônico foi disponibilizado neste blog com a autorização da autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana