sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Relevo de Indaiatuba

As altitudes do município de Indaiatuba variam entre 500 e 900 metros. 

A altitude da cidade propriamente dita é de - em média - 650 m. 

Basicamente encontram-se quatros tipos de relevo no município:
  • planícies aluvionares
  • colinas
  • morros
  • morretes

Na imagem podemos ver que o relevo de Indaiatuba é uma planície, com poucos pontos de colinas e morros.
 Mais escassos ainda são os morretes.



As planícies aluvionares são áreas planas, em nível, com pequenas declividades (com até 3%) que ocorrem em pequenas proporções no município, nos vales ao longo dos cursos d´água. Resultam da erosão causada pela água nas encostas das elevações, cujo material transportado é depositado nas várzeas. 

No caso de Indaiatuba, a principal planície aluvinar é a do rio Jundiaí, ma região sudeste do município.

As colinas compreendem as superfícies de relevo ondulado, de declividade suave, que predominam no município especialmente nas regiões norte, noroeste e sul. Distribuem-se entre altitudes que variam de 600 a 675 metros.

Os morros apresentam vertentes de relevo mais movimentado, com vales mais fechados que as colinas. Seus topos são plano-convexos, variando as altitudes de 675 a 900 metros. Ocorre no sudeste e em região relativamente pequena no extremo leste.

Os morrotes são ocorrências isoladas de elevações mais pronunciadas nas regiões das colinas, onde se destacam pela sua altitude que varia de 600 a 900 metros. Caracterizam-se por seus topos planos e vertentes íngremes. São mais frequentes a sudeste e a leste do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana